Performance: Adiposa, autoria de Letícia Maia

CICLO DE PERFORMANCES “MAKE FEMININE”

Fui convidada a participar da performance “Adiposa”, de Letícia Maia, realizada no dia 15 de junho de 2024, no espaço Saco Azul, galeria do Maus Hábitos.

“Adiposa” aborda o universo dos procedimentos cirúrgicos lipoescultóricos, que atuam de forma agressiva e estética sobre corpos considerados acima do peso e fora dos padrões de beleza. Esses procedimentos têm como objetivo eliminar gorduras localizadas e reduzir o volume corporal.

Na performance, Letícia Maia propôs uma abordagem contrária a esses procedimentos clínicos, buscando acentuar, e não apagar, as gorduras localizadas em seu corpo. O trabalho questiona a lógica da padronização estética, destacando que a percepção do que deve ser eliminado ou evidenciado varia de acordo com o ponto de vista cultural e social.

Para evidenciar seus tecidos adiposos, utilizei uma máquina de tatuagem sem fio, traçando delicadamente o contorno de diversas partes do seu corpo — ancas, panturrilhas, coxas, costas, abdômen e braços. As marcas foram feitas apenas com a agulha, sem adição de tinta, sendo visíveis pela tintura natural do sangue que fluía lentamente, ressaltando visualmente as marcas desse processo performático.

__

Adiposa, de Letícia Maia

Participação: Sarah Gelinski

Curadoria: Cristiana Tejo

Mais informações sobre o trabalho da artista Letícia Maia: https://cargocollective.com/leticiamaia/MAKE-FEMININE-Programacao-paralela